Na hora de alugar um novo imóvel, uma garantia de que o inquilino poderá cobrir o pagamento do aluguel está entre as principais exigências. Essa garantia, que tradicionalmente é papel do fiador, assegura o aluguel pago, caso o inquilino não consiga honrar com esse compromisso até o final do contrato.
Com a ascensão do mercado imobiliário, o fiador já não é mais uma única opção para aqueles que querem alugar um imóvel sem depender da colaboração de amigos ou parentes no processo de elaboração do contrato.
Outras modalidades vêm ganhando espaço e conquistando o mercado, como é o caso da capitalização de aluguel, que é um valor combinado entre o proprietário e o inquilino. Essa modalidade isenta o papel do fiador, porém, o valor deve ser quitado em um único pagamento.
Aluguel rápido e simplificado: entenda como funciona a capitalização de aluguel
O processo é simples e nada burocrático. O inquilino deve adquirir um título de capitalização, que funciona como uma reserva financeira. O título é semelhante ao depósito caução, mas envolve uma seguradora ou instituição financeira.
O valor pode ser negociado entre o locador e o locatário, mantendo, portanto, algumas regras como: o título fica caucionado ao contrato de locação vigente. Ao final da locação, se inquilino não possuir débitos em aberto, essa quantia volta para seu bolso. Caso haja pendências, esse valor pode ser usado para quitá-las.
Vantagens para inquilinos:
Vantagens para Proprietários
Portanto, se você não tem um fiador ou não quer envolver terceiros na negociação da locação do seu novo imóvel, entre em contato com a CSI e saiba mais sobre o título de capitalização da CSI Seguros.