Não tenho fiador, como alugar?

5/12/2019

Até pouco tempo atrás, quando tratava-se de alugar um imóvel, a primeira coisa que vinha à cabeça era: preciso encontrar um fiador! Durante anos e anos as pessoas precisavam recorrer a algum parente ou amigo “financeiramente mais confortável” para avaliar a sua locação. Hoje em dia, não mais. Aí você se pergunta: “não tenho fiador, como alugar um imóvel?”. Vem com a gente nesse texto que vamos te explicar.

O papel do fiador na locação

Primeiro é preciso entender o papel do fiador na locação. O contrato de locação é feito entre o inquilino e o proprietário. O fiador entra para garantir ao proprietário que os compromissos do locatário sejam cumpridos. Ele é garantido por lei e, no caso da pessoa que alugou o imóvel não cumprir a sua parte no contrato, quem assume a responsabilidade é o fiador.

Ou seja, a pessoa vai de bom grado colocar o seu nome para ajudar o amigo e acaba tendo que arcar com as responsabilidades no caso de inadimplência. Se é preciso uma garantia, por que o fiador? Já existem outras alternativas!

Não tenho fiador, quais as opções?

O mercado imobiliário desenvolveu-se de tal forma que existem várias opções de garantias locatícias alternativas ao fiador. Aqui, vamos destacar as duas principais e mais utilizadas: o seguro fiança e o título de capitalização.

Seguro fiança

Essa modalidade funciona como um seguro normal: é feita uma apólice de seguro no nome do proprietário, paga pelo inquilino. No caso de algum tipo de problema com inadimplência do locatário, o proprietário do imóvel tem a garantia de receber da seguradora todas as obrigações previstas no contrato de locação, até o possível despejo.

Vantagens: é uma garantia real, contratação facilitada, redução da inadimplência, segurança e tranquilidade ao locador e ao inquilino, e coberturas adicionais de danos ao imóvel, pintura e multa contratual.

Título de Capitalização

Além de uma garantia locatícia é também um tipo de investimento. O inquilino vai adquirir um título de capitalização que servirá de garantia para a locação do imóvel. O dinheiro renderá mensalmente de acordo com o índice que ele está ligado. É um processo ágil, fácil e aceita sentença Arbitral. Isso garante mais rapidez na resolução de conflitos. 

Além disso, no final do contrato o inquilino recebe o capital investido integralmente, com todo o rendimento do período.

Vantagens: assinatura digital do processo, garante mais rapidez na resolução de conflitos, sem reaplicação, dispensa análise cadastral do locatário por parte da seguradora, garantia real até a entrega das chaves e sorteios mensais.


Como pode-se perceber, precisar de fiador não é mais uma obrigação na hora de alugar um imóvel. Já existem outras opções mais fáceis e modernas que garantem uma locação de forma igualmente segura. Quer saber mais sobre isso? Acesse o nosso site e confira.

POSTS RELACIONADOS

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e solicite mais informações sobre o produto do seu interesse:
Obrigada! Em breve entraremos em contato.
Algo deu errado durante o envio.
Por favor, verifique seus dados e tente novamente.