Documentos necessários para seguro fiança: quais são?

1/2/2019

O seguro fiança é uma das modalidades de garantia locatícia previstas pela Lei do Inquilinato. Para alugar um imóvel, essa é a opção ideal para quem não tem condições de optar pelo caução e não quer depender de terceiros como fiador. Por isso, vamos conferir quais são os documentos necessários para seguro fiança no caso de diferentes candidatos a inquilino.

TRABALHADOR AUTÔNOMO
É todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, ou seja, por conta própria. Se esse é o caso do inquilino, os documentos necessários são: cópias do RG e CPF, comprovante de residência, a última declaração do Imposto de Renda e extratos bancários dos três últimos meses.

EMPREGADO REGISTRADO
Ao contrário do trabalhador autônomo, é quem possui um vínculo empregatício. Mas deve apresentar os mesmos documentos: cópias do RG e CPF, comprovante de residência, a última declaração do Imposto de Renda e extratos bancários dos três últimos meses, incluindo a mais apenas a cópia da Carteira de Trabalho.

PESSOA JURÍDICA
O termo é utilizado para designar uma entidade detentora de direitos e obrigações e à qual se atribui personalidade jurídica. Uma empresa, por exemplo, que quer alugar um imóvel comercial.

Nesse caso, os documentos necessários são: o Contrato Social com as alterações ou Declaração de Firma Individual, cópia do Cadastro de Contribuintes Mobiliários da Prefeitura Municipal (CCM), declaração de Imposto de Renda e extratos bancários.

Se a empresa ainda estiver em fase de desenvolvimento, é necessário apresentar os documentos de cada sócio e os comprovantes de capital suficiente para a abertura do negócio.

APOSENTADOS
Precisam apresentar os três últimos recibos de pensão. E, se o aposentado recebe pensão alimentícia, é necessário a cópia da sentença judicial.

LOCADOR
Se o único meio de sobrevivência da pessoa for o aluguel recebido do imóvel locado: cópias do RG e CPF, comprovante de residência, a última declaração do Imposto de Renda, extratos bancários dos três últimos meses, o documento de propriedade do imóvel alugado, o contrato de locação e o último recibo de aluguel.

Contrato de aluguel e exigências previstas por lei
Há diversos fatores que influenciam no valor do aluguel cobrado em contrato. Para ficar por dentro deles, confira 4 exigências previstas por lei para locação de imóveis!

O seguro fiança da CSI
Somos a primeira corretora do Brasil a operar com títulos de capitalização para locação de imóveis e inverter a lógica do seguro fiança, criando o seguro fiança gratuito, modalidade paga pelo proprietário do imóvel, e não pelo inquilino.

Conte conosco para oferecer o melhor seguro fiança e com as menores taxas do mercado para inquilinos!

POSTS RELACIONADOS

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e solicite mais informações sobre o produto do seu interesse:
Obrigada! Em breve entraremos em contato.
Algo deu errado durante o envio.
Por favor, verifique seus dados e tente novamente.