Sempre em busca de novas soluções para o mercado imobiliário, a CSI Seguros apresenta, em parceria com a DocuSign, mais uma inovação para todos nossos clientes: a assinatura eletrônica de documentos. Com o tempo, essa solução foi ganhando o mercado e atualmente, diversas imobiliárias já oferecem a assinatura eletrônica como opção para os contratos de locação de imóveis. Ainda não conhece ou quer entender melhor como funciona? Confira abaixo!
A assinatura eletrônica serve para assinar qualquer documento eletrônico, tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. Além disso, qualquer alteração no documento eletrônico faz com que a assinatura seja invalidada.
Ambas possuem valor jurídico, a diferença entre assinatura digital e eletrônica é que a digital exige um Certificado Digital Público para a sua utilização e a eletrônica é autenticada de outras maneiras.
Assinatura digital: O Certificado Digital Público é emitido por um órgão ou empresa homologada ao governo, tem validade determinada (1 a 3 anos) e é expedido mediante pagamento. É muito utilizada em documentos governamentais e financeiros.
Assinatura eletrônica: não precisa ser emitida pelo governo e serve para autenticar a identidade do usuário, seja por meio de token, digitação de código de segurança, login e senha, etc. Geralmente é utilizada para assinatura de contratos, como o de locação por exemplo.
O documento assinado é criptografado e armazenado em nuvem com segurança, desta forma, somente as partes envolvidas possuem acesso. Como todo o processo é realizado de forma digital, as partes envolvidas podem assinar o contrato em localizações físicas distantes, dispensando o gasto com deslocamento e cartório.
A assinatura eletrônica moderniza o processo contratual, diminui a burocracia e ainda poupa tempo:
Tempo médio para assinatura tradicional de contrato: de 7 a 15 dias
Tempo médio para eletrônica digital de contrato: 1 a 2 dias
A assinatura eletrônica funciona assim: após a elaboração do contrato, a imobiliária deve anexar os documentos na plataforma e indicar onde cada parte interessada no processo deve assinar. Depois disso, o software envia um e-mail para os envolvidos que devem registrar a assinatura no documento e o contrato está firmado.
É menos burocracia e mais negócios para sua imobiliária!
Use a assinatura eletrônica CSI e mantenha sua empresa em constante evolução. Para saber mais sobre essa novidade, CLIQUE AQUI e entre em contato conosco.
Leia também “Como administrar contratos de locação de forma eficiente”